terça-feira, 7 de agosto de 2012

HORTA NA ESCOLA

A escola Estadual Marco Aurélio mais uma vez vem mostrar o seu trabalho de entrosamento entre comunidade-escola-aluno.
Horta na Escola



A)    Justificativa Pedagógica:
O homem tira da terra o seu sustento, isto faz com que aprenda a mexer nela, a prepará-la para o cultivo, a ter uma relação homem-natureza, pois, ele depende dela para a sua sobrevivência. No entanto para muitos seres humanos esta relação está perdida, para muitos o "solo" de onde o seu alimento é tirado é apenas "terra", pois, atualmente na sua rotina não há mais tempo para tal relação.
 
Hoje as crianças e adolescentes das cidades no ambiente externo a escola normalmente estão em frente a vídeo games, computadores e televisores, não tendo mais o contato com o meio ambiente. Desta forma se faz necessário que os professores resgatem este contato, permitindo este relacionamento, é desta forma que as hortas nas escolas possuem um papel importantíssimo. Além de permitir a discussão sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada.
Através do presente projeto os alunos terão a oportunidade de conciliar teoria à prática, aplicando o que se aprende na sala de aula. Desta forma levarão uma experiência valiosa para vida, já que a saúde do homem está ligada à uma alimentação saudável e rica em vegetais.

Segundo alguns Engenheiros Agrônomo, o organismo humano necessita de uma variedade muito grande de alimentos que contenham substâncias capazes de: promover o crescimento, fornecer energia para o trabalho, regular e manter o bom funcionamento dos órgãos, aumentar a resistência contra as doenças. As hortaliças constituem um grupo de plantas alimentares que se caracterizam pelo alto teor nutritivo, principalmente por conterem vitaminas e minerais e pelo seu delicado sabor.

Um aspecto importante é o uso destas hortaliças para a merenda escolar, reduzindo o custo para a escola e oferecendo a todos os alunos uma alimentação mais adequada. Além de toda questão nutritiva, sabe-se ainda que as atividades ligadas ao uso do solo tais como revolver a terra, arrancar mato, podar, regar, não só constituem ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com as coisas da natureza.
B)    Objetivos:


·         Valorizar a importância do trabalho e cultura do homem do campo;
·         Identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais;
·         Conhecer técnicas de cultura orgânica;
·         Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados;
·         Compreender a relação entre solo, água e nutrientes;
·         Identificar processos de semeadura, adubação e colheita;
·         Conhecer pela degustação os diferentes alimentos cultivados bem como nomeá-los corretamente;
·         Cooperar em projetos coletivos;
·         Buscar informações em diferentes fontes de dados para propor avanços a desenvolvimento de técnicas;
·         Análise e reflexão sobre prejuízos dos desperdícios alimentares;
·         Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde;

C)    Específicos:

§  Relacionar o conteúdo visto em sala com aplicações práticas;
§  Conscientizar sobre a importância das hortaliças e seu valor nutritivo;
§  Perceber o desenvolvimento dos vegetais ligados à fertilização de solo;
§  Preparar pulverizadores naturais para o controle de pragas;
§  Extrair da horta um complemento para a alimentação da escola como um todo.
§  Conhecer e divulgar a cultura de produção orgânica.



D)    Pressupostos Teóricos:
A alimentação desempenha um papel primordial durante todo o ciclo de vida dos seres vivos. Entre as distintas fases da vida pode-se destacar a idade escolar, que se caracteriza por um período em que a criança apresenta um metabolismo muito mais intenso quando comparado ao do adulto.

A Segurança Alimentar é compreendida como o acesso de todos os indivíduos, em todos os momentos e lugares, a alimentos necessários para uma vida saudável e digna, como expressa a FAO  Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação. Para que o estado de Segurança Alimentar seja alcançado, se faz necessária a implementação articulada de ações pelo poder público e pela sociedade civil que combatam a pobreza e garantam a disponibilidade de alimentos de valor nutritivo reconhecido, em quantidade recomendada, e adequados ao estado de nutrição de toda a população. No que se relaciona à Segurança Alimentar foram apontadas quatro áreas estratégicas para a ação local: Produção de Alimentos; Abastecimento, Comercialização e Acesso aos Alimentos; Consumo e Educação Alimentar; Programas e Projetos Especiais

Dentre estas quatros áreas destaca-se a de Consumo e Educação Alimentar no ambiente escolar o qual através dos programas "merenda escola", "implantação de hortas comunitárias e escolares" e "educação alimentar e nutricional nas escolas" procuram fazer com que a escola tenha uma contribuição na formação de bons hábitos alimentar. Isto é muito fundamental já que é importantíssima uma boa alimentação na fase escolar, sendo a fase de desenvolvimento físico e intelectual da criança.
O programa de implantação de hortas escolares e nas comunidades pode representar uma estratégia de organização comunitária, educação ambiental, desenvolvimento sustentável e promoção de hábitos saudáveis pelo consumo dos produtos cultivados. Nas escolas, as atividades envolvidas na horta permitem trabalhar os conteúdos de alimentação, nutrição e ecologia em diversas disciplinas (matemática, ciências, geografia, etc). A horta, além de contribuir para a merenda escolar, proporciona a aquisição de bons hábitos alimentares, estímulo ao consumo de hortaliças e frutas, bem como resgate de hábitos regionais e locais.

O hábito do consumo de hortaliças pode ser desenvolvido na escola com a participação dos alunos. Além da satisfação de poder aproveitar na alimentação escolar as hortaliças que ajudou a cultivar, o aluno aprende o seu valor nutritivo, bem como seus benefícios para a sua saúde. Para Bianco citado por Kurek e Butzke (2006), uma horta bem organizada e planejada oferece muitas vantagens, tais como: " fornece hortaliças que têm vitaminas e minerais essenciais para a saúde; " possibilita uma alimentação de qualidade, saudável e variada; " diminui os gastos com a alimentação; " permite a colaboração dos educandos, enriquecendo seus conhecimentos e aprimorando experiências; " é fonte de renda familiar quando a produção é maior que o consumo; " melhora a aparência e o valor nutritivo das refeições; e " permite produção em curto espaço de tempo.
E)    Resultados que se espera:

·Maior integração do corpo docente com atividades interdisciplinares;
·Melhora no nível de socialização do aluno;
·Habituar a um nível permanente de higiene no ambiente escolar;
·Conscientização da necessidade de conservação dos recursos naturais, permitindo o relacionamento entre homem-natureza;
·Conscientização sobre uma alimentação saudável.
F)     Encaminhamentos Metodológicos:

Aulas teóricas e as práticas estarão sempre sendo conciliadas para que os alunos possam ter base teórica para as aplicações práticas. Para a preparação do espaço e execução do projeto, serão seguidos os seguintes procedimentos:

1.Escolher local adequado (próximo a uma fonte de água e com incidência de luz solar na maior parte do dia);
2.Delimitar a área para o plantio;
3.Capinar o mato e revolver a terra;
4.Delimitar os canteiros (1m por 5m);
5.Adubar o solo com esterco e restos orgânicos;
6.Nivelar o canteiro e colocar garrafas ao redor;
7.Fazer o plantio na sementeira;
8.Regar duas vezes ao dia;
9.Preparar pulverizadores ecológicos para o controle de pragas;
10.Processo de conscientização quanto à higiene necessária para a manipulação de alimentos e quanto à importância da horta escolar, feito pelos próprios alunos envolvidos no projeto através de palestras.
G)    Recursos Materiais e Humanos necessários:

Materiais:
·Terra;
·Adubos;
·Sementes;
·Mudas;
·Ferramentas para horticultura;
·Restos de alimentos;
Humanos:
·Professores;
·Alunos responsáveis: por capinar e por revolver a terra, por delimitar os canteiros, pelo preparo do solo, pelo plantio, por regar, pela pulverização e por acompanhar o desenvolvimento da planta sobre o solo;
·Funcionários que preparam a merenda escolar
H)    Semeadura ou Plantio

A sementeira pode ser de material reutilizável. Como regra, a profundidade das sementes das hortaliças a serem semeadas dependerá do tamanho da semente. A sementeira deve ser previamente umedecida e ser mentida úmida com regas pela manhã e tarde.
I)       Identificação e descrição do espaço onde será desenvolvida:
O espaço escolhido para a elaboração na horta, será o espaço vazio localizado entre a  cozinha e a quadra de esportes o que facilita a sua retirada para aproveitamento na merenda escolar. Além, de se encontrar isolado das demais dependências do colégio, o que dificulta qualquer tipo de degradação. O espaço é ideal para a construção de uma horta permitindo a formação de  canteiros

Critérios para escolha do local para implantação da Horta
Local Ensolarado:
As hortaliças são plantas de crescimento rápido, mas precisam de muita luz para crescerem sadias e rapidamente.
Local próximo à água:
 Água de boa qualidade e abundante é muito importante para a horta.
Terreno bem drenado:
As raízes das hortaliças respiram em terrenos compactados ou encharcados a quantidade de ar disponível no solo é insuficiente para a respiração das raízes, atrasando o crescimento e ocasionando em muitos casos o aparecimento de doenças nas raízes.
Composição do solo:
Analisando o solo, encontramos 4 elementos (argila, areia, a e matéria orgânica).
Local protegido:
Mesmo as plantas que vegetam na época fria, não apreciam ventos fortes e frios: o vento além de estragar folhas e frutos, aumenta muito o consumo de água.

J)      Cronograma de Atividade:

O projeto terá início no primeiro bimestre, porém se caracteriza por ser uma atividade continuada, portanto, não tem hora ou tempo de duração que possa ser preestabelecido. Afinal, uma vez montada a horta é possível imaginar, que a cada ano, novas turmas darão continuidade ao projeto.
A conscientização quanto a higiene para a manipulação de alimentos e a conscientização sobre a horta e sua importância envolverá toda a comunidade escolar, sendo que os alunos estarão colocando em prática os conceitos aprendidos por meio de palestras para os demais alunos e funcionários da escola.
K)    Seleção de Hortaliças para Plantio
Classificação segundo o consumo (alguns exemplos):


1)    Hortaliças Folhas – alface, almeirão, couve, chicória, repolho, acelga;
2)    Hortaliças Frutos – tomate, berinjela, pimentão, pepino, quiabo, abobrinha;
3)    Hortaliças Flores - couve flor, brócolos, alcachofra;
4)    Hortaliças Raízes – cenoura, beterraba, rabanete, nabo;
5)    Hortaliças Condimentos – alho, cebolinha, salsa, coentro.


L)    Critérios, estratégias e instrumentos para avaliar, periodicamente o desenvolvimento da atividade:
A avaliação será feita no decorrer do projeto de forma diagnóstica, observando os aspectos do desenvolvimento afetivo e cognitivo do aluno. Será também observado se houve mudança no comportamento em relação aos cuidados que devemos ter com o meio ambiente. Também serão observados a fim de serem cotados como nota parcial, enfocando o comprometimento do aluno como agente social de transformação em seu meio. As palestras servirão para avaliação sobre todo o aprendizado no projeto.
M)    É tempo de colheita na horta da Escola

A horta – Rubem Alves
“Horta se parece com filho. Vai acontecendo
aos poucos, a gente vai se alegrando a
cada momento, cada momento é hora de
colheita. Tanto o filho quanto a horta nascem
de semeaduras. Semente, sêmen: a coisinha
é colocada dentro, seja da mãe/mulher, seja da
mãe/terra, e a gente fica esperando, pra ver se o
milagre ocorreu, se a vida aconteceu. E quando germina -
seja criança, seja planta - é uma sensação de euforia, de
fertilidade, de vitalidade. Tenho vida dentro de mim! E a
gente se sente um semideus, pelo poder de gerar, pela
capacidade de despertar o cio da terra.”









Edição e texto Isaias Santos



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