quinta-feira, 25 de outubro de 2012

“I Congresso de Práticas Educacionais da Rede Pública do Estado de Minas Gerais”.

 E.E “ MARCO AURÉLIO MONTEIRO DE BARROS” DECRETO 9195 DE 17/12/65-SEE

RUA ARY MONTEIRO DE BARROS. 250 PROVIDÊNCIA - LEOPOLDINA-MG - TEL: (32) 3447-5101 

e-mail: escola.98345@educacao.mg.gov.br


“I Congresso de Práticas Educacionais da Rede Pública do Estado de Minas Gerais”.
Período: 15 a 19 de outubro de 2012
É com imensa satisfação que a escola participou do “I Congresso de Práticas Educacionais da Rede Pública do Estado de Minas Gerais”, realizado pela  a Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, em que terão visibilidade os trabalhos desenvolvidos pelas escolas estaduais, jurisdicionadas nas 47 Superintendências Regionais de Ensino, unidades administrativas da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Esse Congresso terá a seguinte caracterização:
1.       Os projetos selecionados pelas 47 SREs, totalizando 235 projetos, foram apresentados no Congresso, sob a forma de “Comunicação Oral”.
2.    Os projetos foram apresentados, no Congresso, por dois educadores de cada escola selecionada, que demonstraram domínio da proposta da E.E. Marco Aurélio foram a Diretora Sueli e o Professor Frederico (Fred).

Projeto apresentado:

A ARTE DE CRIAR E ENCANTAR

  • O Projeto Arte de Criar e EnCANTAR  foi pensado  a partir do desejo de alunos e pessoas da comunidade em aprender violão. Há 03 anos, procuraram o professor de Sociologia e da escola, Frederico Aguiar Schettini,  que também é músico, e voluntariamente, começou a ministrar aulas de violão depois do horário das aulas.
  • As aulas foram acontecendo e a demanda aumentando. A partir daí resolvemos oficializar o projeto e registrá-lo no papel, com o objetivo de  intervir na comunidade local e fortalecer esta relação. Outros objetivos foram surgindo, e com este projeto em andamento, a meta já estava definida: trabalhar a arte para ampliar as possibilidades de cada linguagem artística como atividade criadora de expressão e comunicação, organizar uma banda musical com os alunos, montar um grupo de teatro.
  • As aulas começaram a ser ministradas em horário extraturno e com o tempo os primeiros alunos tornaram-se monitores de violão. Para ajudá-los, a escola fez a aquisição de 03 violões, que fica à disposição daqueles que não possuem o instrumento.
  • O resultado deste trabalho foi logo percebido: aumentou a  permanência dos alunos  na escola, contribuiu para o desenvolvimento da convivência grupal, aquisição de habilidades para participação na vida pública dos direitos e responsabilidades, participação familiar no universo escolar e a qualidade do grupo musical formado.
Metodologia:
¢  A metodologia utilizada foram dinâmicas de grupos e oficinas que proporcionaram liberdade de expressão, o desenvolvimento da linguagem, do senso de responsabilidade com trabalhos individuais e grupais.
¢  Os recursos humanos  utilizados foram os professores das áreas: Português, Artes, Educação Física, Sociologia, Ciências, História, Geografia e Matemática.
¢  O cronograma de execução do projeto foi associado à outras atividades ao longo de cada ano.

O Congresso realizado pela Magistra foi um sucesso e a intenção é a continuidade na realização de trocas de experiências em congressos com tal objetivo, incentivamos que as escolas registrem as práticas realizadas em suas escolas porque temos conhecimento do excelente trabalho que realizamos em nossa escola.



































































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