sexta-feira, 9 de agosto de 2013

HISTÓRICO


HISTÓRICO DA E.E. “MARCO AURÉLIO MONTEIRO DE BARROS”  PROVIDÊNCIA


De acordo com pesquisa colhida junto à comunidade, a Educação em Providência funcionava com recursos precários e a princípio não existia escola.
O primeiro prédio, onde eram ministradas as aulas, foi num sobrado, onde funciona o açougue hoje. A professora era D. Alexandrina.
O segundo prédio, onde também eram ministradas as aulas, era chamado Conselho Municipal dos Políticos, hoje casa do falecido Chico Gouvêa. As professoras da época, em 1922, eram D. Mariquinhas e D. Guilhermina.
Naquela época não existia o pré-escolar, ministrava-se apenas o ensino de 1ª a 3ª série.
A primeira escola de Providência foi fundada no período de 1924 a 1926. Possuía duas salas, dois banheiros pequenos, uma cantina e um gabinete. Esta escola era conhecida como Escolas Isoladas do Sexo Masculino e do Sexo Feminino. A referida escola funcionou onde hoje é a cantina, atualmente, com prédio já modificado, pois construiu-se o pavilhão para o concurso leiteiro.
Em 1928 as referidas escolas receberam a denominação de 1ª Escola Mista e 2ª escola Mista.
Em 1948, houve uma enchente que assolou a localidade de Providência. O Governador e o Ministro da Educação da época conseguiram uma verba para a construção de um novo prédio, onde funciona atualmente.
O Prefeito da época, Dr. Newton Monteiro de Barros, foi o responsável pela construção do prédio, doando inclusive o terreno para construção, que foi inaugurado em 02 de fevereiro de 1957, ainda Escola Mista (Grupo Marco Aurélio Monteiro de Barros).
Em 1967 passou a ser denominada Escolas Reunidas “Marco Aurélio Monteiro de Barros”. Posteriormente, a prefeitura doou este prédio ao Estado, funcionando até então, de 1ª a 4ª série. Em 1974 passou a se chamar Escola Estadual “Marco Aurélio Monteiro de Barros”.
Nesta época, não havia transporte escolar e muitas crianças vinham a pé e a cavalo. O estado ainda não fornecia merenda. Nesta época, não tinha carteiras, as crianças sentavam-se em bancos e usavam uma mesa grande para escrever. Não recebiam livros nem qualquer outro material pedagógico. As provas eram copiadas do quadro.
Foi criada a extensão de série em 1986, iniciando com três turmas de 5ª série. O Ensino Médio foi implantado em 2004.
 Hoje funciona em dois turnos, atendendo às turmas do 1º ao 9ª ano do Ensino Fundamental e os três anos do Ensino Médio. Possui 02 turmas de Tempo Integral, totalizando 14 turmas na escola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário